Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Operação FPI bate recorde de resgate de animais e de apreensão de armas em Itaberaba

Coordenada pelo Ministério Público da Bahia através do NURP – Núcleo de Defesa do Rio Paraguaçu e da Promotoria Especializada em Meio Ambiente, a 36ª edição da Operação denominada FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, foi realizada na região do Paraguaçu, no período de 27/07 a 07/08 de 2015.
A Operação reuniu diversos órgãos em defesa do meio ambiente e contou com a participação de diversos órgãos estaduais e federais, entre os quais a Polícia Rodoviária Federal – PRF, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Ministério Público Federal – MPF, Ministério Público do Trabalho – MPT, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar – CIPPA/PM, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental – DIVISA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/BA, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Secretaria da Fazenda – SEFAZ/BA, Secretaria de Agricultura – SEAGRI/BA, Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, Secretaria da Saúde da Bahia, Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/BA, Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM e colaboradores.
Ao todo, 2380 animais foram entregues ou resgatados pelas equipes, dentre eles, diversas aves, jabutis, cobras, etc. Além disso, 64 armas de fogo foram apreendidas, 11 pessoas detidas e duas serrarias interditadas. Esses números foram maiores que todas as outras edições da FPI.
arma apreendida em itaberaba
Alguns casos chamaram bastante atenção dos especialistas, como o de um homem que foi detido por falsificar anilhas – objeto utilizado para comprovar a origem legal das aves –, fato ocorrido na zona rural de Itaberaba/BA, onde foram encontrados em sua residência, 37 pássaros com sinais de maus-tratos.
Ibama e prf em itaberaba
Outro caso que chamou bastante atenção foi o de um Hotel Fazenda localizado na Zona Rural de Itaberaba/BA, onde foram resgatados vários animais silvestres, dentre eles: arara, gavião, macaco prego, jiboias, papagaio, raposa, jacu, jabuti e seriema. Os jacus encontrados são da espécie Penelope jacucaca e estão como vulneráveis na lista da International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) – IUCN de 2015 e na lista do Ministério do Meio Ambiente – MMA está como vulnerável em AL, BA, MG, PB, PE e PI. O proprietário do estabelecimento não possuía autorização ambiental.
prf ba apreende arma em itaberaba
Alguns animais foram soltos em reservas e outros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Vitória da Conquista/BA, onde passaram pela avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegrados à natureza, com devido monitoramento.

A Operação FPI encerrará suas atividades com a realização de audiência pública no Ministério Público da Bahia de Itaberaba, onde serão apresentados os resultados dos trabalhos das diversas equipes que compõem a Operação Fiscalização Preventiva Integrada.
Matéria: Chapada Notícias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário