Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Brasil vive crescimento de escolas públicas geridas pela Polícia Militar

Foto: O GloboFoto: O Globo

Está crescendo no Brasil o número de escolar básicas públicas geridas pela Polícia Militar. Só na última semana foram oito colégios que voltaram às aulas em Goiás nesses moldes. O Estado é o que mais possui escolas assim em todo o Brasil.

As regras são extremamente rígidas e quem não as cumprir sofre diversas sanções — sendo a mais grave delas a transferência de colégio. Por exemplo, mascar chiclete é considerado transgressão leve, assim como usar óculos com lentes ou armações em ‘cores esdrúxulas’.

De acordo com os policiais, o modelo implantado melhora significativamente o desempenho dos alunos. Para provar isso, mostram que em nove Estados os colégios comandados pela PM ficaram com a primeira colocação entre as estaduais no Enem. São 93 instituições com essa diretriz no Brasil atualmente.

Atualmente apenas nove Estados não possuem colégios de educação básica públicos geridos pela PM. Goiás, que estreou oito na semana passada, passou a ser o líder no quesito com 26 escolas neste formato, seguido de perto por Minas Gerais — que possui 22 colégios militares públicos.

Entre as mudanças implantadas, além das regras já citadas, as mais aparentes são a utilização de farda, prestação de continência e mudança no tratamento aos professores. Alunos que se destacam são condecorados com medalhas e quem não se adapta ao sistema é transferido para outros colégios. 

Apesar da melhora de desempenho em algumas escolas que adotam esse modelo, educadores afirmam que o modelo que padroniza comportamentos inibe questionamentos, evitando a criação de perspectiva crítica aos alunos. As críticas, porém, não devem impedir o crescimento dessas escolas: até o final do ano a expectativa é que mais 16 delas surjam em todo país. (br.noticias.yahoo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário