Total de visualizações de página

sábado, 25 de abril de 2015

Terremoto mata mais de 900 pessoas no Nepal

Publicado 25/04/2015 às 12:08

O tremor, que durou entre 30 segundos e dois minutos, atingiu outros três países e provocou avalanches no Everest.

Terremoto de 7,9 de magnitude deixa centenas de mortos no Nepal

Um terremoto deixou ao menos 906 mortos e muitos danos materiais no Nepal, incluindo o desabamento da histórica torre Dharahara de Katmandu. O epicentro do terremoto, com magnitude de 7,9 (inicialmente avaliada em 7,5) e profundidade de 15 km, se situou 77 km a noroeste de Katmandu.

O impacto do terremoto, que durou entre 30 segundos e dois minutos, foi tanto que o tremor foi sentido em Nova Délhi, capital da Índia, onde 20 morreram.  Em Bangladesh, o tremor matou duas pessoas. No Tibete, seis. Dois cidadãos chineses morreram na fronteira Nepal-China. Dada a escala da destruição, o número de mortos deve subir.

Um funcionário do departamento de montanhismo do Nepal diz que os corpos de oito pessoas foram recuperados no monte Everest, após uma avalanche provocada pelo terremoto.

Faltavam poucos minutos para o meio-dia quando o terremoto, com magnitude preliminar de 7,8, começou a roncar em todo o vale de Kathmandu, área densamente povoada, e logo se espalhou para toda a região.
Uma hora mais tarde, a magnitude estava em 6,6 e tremores secundários menores continuaram a sacudir a região durante horas. Moradores correram para fora de casas em pânico. Paredes caíram, torres desabaram e surgiram imensas nuvens de poeira.
Em poucas horas, os hospitais começaram a se encher de pessoas feridas. Entre eles estava Pushpa Das, um operário que saiu correndo da casa quando sentiu o primeiro tremor, mas não conseguiu escapar de um muro que desabou sobre o seu braço.
"Foi muito assustador. A terra estava se movendo. Eu estou esperando por tratamento, mas o o pessoal está sobrecarregado", disse ele, cautelosamente, segurando seu braço direito com a mão esquerda. Enquanto falava, mais dezenas de pessoas apareceram com ferimentos.
O terremoto – com a mesma magnitude como o que atingiu San Francisco em 1906 – foi de cerca de 16 vezes mais poderoso do que o terremoto de 7,0 que devastou o Haiti em 2010. O Nepal sofreu seu pior terremoto em 1934, que mediu 8 e quase destruiu as cidades de Kathmandu, Patan e Bhaktapur.
Fonte: Últimosegundoig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário