Total de visualizações de página

domingo, 26 de abril de 2015

Carne de Sol: Culinária Tipica do Nordeste Brasileiro.

Publicado 27/04/2015 às 01:15 Por Geraldo Pereira.
Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina. Apesar do nome, em geral, não vai ao sol.


História

Segundo vários estudiosos, o processo de salgar e expor a carne ao sol é pré-histórico. É pouco provável que a cultura brasileira tenha herdado essa técnica de produção degrupos indígenas, pois não é hábito dessas culturas conservar alimentos em sal. Já os portugueses tinham tradição de conservar alimentos expondo-os ao sol (frutas) e salgando-os (peixes e bacalhau). Provavelmente, no litoral nordestino (onde o sal e o sol eram abundantes), nos primeiros séculos da colonização portuguesa, os pescadores passaram o processo dos peixes às carnes.

Os mais antigos registros históricos a respeito da carne de sol são do século XVII. Em viagem à Bahia, entre agosto e outubro de 1610, Pyrard de Laval registrou: "É impossível terem-se carnes mais gordas e tenras e de melhor sabor. Verdade é que são os mais belos e os maiores bois do mundo. Salgam as carnes, cortam-nas em pedaços bastante largos, mas pouco espessos, quando muito dois dedos de espessura, se tanto. Quando estão bem salgadas, tiram-nas sem lavar, pondo-as a secar ao sol; quando bem secas, podem conservar-se por muito tempo, sem se estragar, contanto que fiquem secas (...)".

Rio Grande do Norte e a Paraíba disputaram a iniciativa de industrialização da carne de sol no Nordeste quando, sem nome especial, já nos finais do século XVII, iam barcas de Pernambuco aos rios Assu e Mossoró carregar "carne-seca de bolas".

Receita

CARNE DO SOL COM MACAXEIRA



Ingredientes:
Carne do sol (escolha um bom corte, uma carne bem macia)
Leite ou água (para deixar de molho)
Cebola cortada em rodelas
Óleo para fritar
Macaxeira (aipim ou mandioca)
Manteiga (a de garrafa é melhor)
Modo de Preparo
Corte a carne em pedaços e lave para tirar o excesso de sal. Coloque em um recipiente e cubra com leite ou água. Deixe de molho até ficar com bem pouco sal. Frite a carne (bem escorrida) em um pouco de óleo. Ela vai juntar água, deixe a água secar e frite ligeiramente. Se fritar muito vai ficar seca e dura. Retire a carne e reserve. Na frigideira acrescente um pouco de manteiga acrescente a cebola em rodelas e deixe fritar. Se precisar acrescente uma pitada de sal.
Em outra panela coloque a água para ferver e depois acrescente a macaxeira çDeixe cozinhar até a macaxeira ficar macia. Se preferir use a panela de pressão. Depois de cozida, escorra toda a água.
Para servir arrume o prato com a carne, a macaxeira, a cebola frita e regue tudo com manteiga de garrafa ou de fazenda. Sirva quente.
Fontes de Pesquisas. Mais Cozinha e Enciclopédia Livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário