Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Boninal_Sítio Teixeira!

Um dos grandes sonhos do amigo Ronaldo hoje encontra-se realizado com Raimundo e Família, com a criação de gado para produção de leite.Gado da raça Holondesa.
Acompanhe fotos de Raimundo e Rainer e as Principais características do gado da raça Holandesa.


Quanto à produção de leite, a raça Holandesa lidera os mais diversos rankings, podendo atingir mais de 50 litros de leite em um mesmo dia.





gado holandês é um gado pesado, de grande porte e com uma ampla caixa óssea. Suas características físicas englobam uma parte fronto nasal estreita e um pouco alongada. A cabeça apresenta uma parte superior ampla, olhos grandes e escuros e órbitas salientes. Os chifres ficam para frente e têm as pontas escuras. O focinho e a cavidade bucal são amplos, a é mucusa escura e as narinas são dilatadas.A raça Holandesa, de origem europeia, é conhecida como a maior produtora de leite. Em virtude dessa característica e por seus longos períodos de lactação, a raça tem uma demanda crescente em todo o mundo.
Quanto à pelagem, esta pode apresentar-se preta e branca ou vermelha e branca. Sua pele é espessa. O úbere da vaca holandesa possui grande capacidade e boa formação, sendo que asnovilhas podem ter a primeira cria por volta dos dois anos de idade, e os bezerros nascem com 38 kg em média. Já o peso dos touros dessa raça varia em torno de 900 kg a 1000 kg e as vacas têm um peso médio de 550 kg a 600 kg.
 No que diz respeito ao seu traço mais importante, a produção de leite, ela lidera os mais diversos rankings, podendo atingir mais de 50 litros de leite em um mesmo dia, em cerca de 3 ou 4 tiradas, sendo que seu leite apresenta pouca gordura.
Por ser universalmente conhecida como a maior produtora de leite, os produtores dessa raça devem ter uma constante preocupação com as questões zootécnicas, no que diz respeito à saúde, resistência e conformação, que podem vir a afetar negativamente a lucratividade vitalícia davaca leiteira holandesa. Sendo assim, é imprescindível que a vaca permaneça o menor tempo possível no rebanho para se alcançar o retorno econômico desejado.
Outro ponto que merece destaque é o melhoramento que a raça vem alcançando no quesito volume (ou quilogramas) em componentes de gordura e proteína. Embora a raça Holandesa seja associada exclusivamente à produção de leite com os mais baixos teores de gordura e de proteína, é importante ser levado em consideração que a indústria busca volumes de componentes e não seus percentuais.
Além disso, a raça conta com uma diversidade de material genético e com a possibilidade de escolher sêmen de centenas de reprodutores provados de distintas famílias e linhagens. É muito utilizada também no cruzamento com a raça Gir, dando origem à raça Girolanda.
Para mais informações a respeito de raças leiteiras, o CPT – Centro de Produções Técnicaselaborou o curso Melhoramento Genético de Gado de Leite. O curso tem como organizadores os pesquisadores Rui da Silva Verneque, Roberto Luiz Teodoro e Mário Luiz Martinez, que visam atender a todos que querem compreender e colocar em prática o melhoramento genético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário