Total de visualizações de página

sábado, 10 de janeiro de 2015

Novo Horizonte e Sua História!

Novo Horizonte foi emancipada em 1989, onde antes fazia parte do município de Ibitiara. "José Alves de Macedo"(1889-1979), juiz de paz e escrivão de cartório, foi um co-fundador, dono da primeira olaria do povoado, hoje município.

Foto: Arquivo Pessoal Olivando Silva.

Histórico

Originou-se de um pequeno povoado denominado Marcelino. Seus moradores sempre viveram da extração de suas riquezas minerais, devido a exploração de ouro, que foi o primeiro minério explorado. Formou-se então, uma povoação, atraindo moradores em busca de riqueza.
O Sr. José Firmino de Souza, vulgo José Salão, foi o primeiro a construir uma casa, e no ano de 1949 organizou a primeira feira livre. Segundo relatos, o Sr. José Salão chegava a comprar o restante das mercadorias dos feirantes, para que estes não desanimassem e, assim, voltassem na próxima feira. Percebendo que o povoado a cada dia prosperava, os mercadores resolveram mudar o nome do povoado para Novo Horizonte, afirmando que este nome daria novos horizontes para as futuras gerações.
O município também é conhecido por suas riquezas naturais, cristal de rocha, barita, quartzo rutilado, ferro e ouro. A cidade atrai garimpeiros de terras longínquas, que vêm em busca dessas riquezas.

Gentílico:

Formação Administrativa

Novo Horizonte é um município novo que foi desmembrado do Município de Ibitiara em 13 de junho de 1989, pela Lei Estadual nº 5020.
Fonte
SEI (BA); DERBA (BA); IBGE; Prefeitura Municipal de Novo Hori

Nenhum comentário:

Postar um comentário