Coordenada pelo Ministério Público da Bahia através do NURP – Núcleo de Defesa do Rio Paraguaçu e da Promotoria Especializada em Meio Ambiente, a Operação denominada FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, com esta edição sendo realizada na região do Paraguaçu, iniciou no dia 27 de julho e se estenderá até o dia 07 de agosto.
A Operação conta com a participação de diversos órgãos estaduais e federais, entre os quais a Polícia Rodoviária Federal – PRF, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Ministério Público Federal – MPF, Ministério Público do Trabalho – MPT, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar – CIPPA/PM, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental – DIVISA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/BA, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Secretaria da Fazenda – SEFAZ/BA, Secretaria de Agricultura – SEAGRI/BA, Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, Secretaria da Saúde da Bahia, Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/BA, Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM e colaboradores.
Até sexta-feira (31/07), 952 animais foram entregues ou resgatados pelas equipes, dentre eles, diversas aves, jabutis, cobras, etc. Além disso, 23 armas já haviam sido apreendidas no mesmo período.
Alguns casos chamaram bastante atenção dos especialistas, como o de um homem que foi detido por falsificar anilhas – objeto utilizado para comprovar a origem legal das aves –, fato ocorrido na zona rural de Itaberaba/BA, onde foram encontrados em sua residência, 37 pássaros com sinais de maus-tratos.
Outro caso que chamou bastante atenção foi o de um Hotel Fazenda localizado na Zona Rural de Itaberaba/BA, onde foram resgatados vários animais silvestres, dentre eles: arara, gavião, macaco prego, jiboias, papagaio, raposa, jacu, jabuti e seriema. Os jacus encontrados são da espécie Penelope jacucaca e estão como vulneráveis na lista da International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) – IUCN de 2015 e na lista do Ministério do Meio Ambiente – MMA está como vulnerável em AL, BA, MG, PB, PE e PI. O proprietário do estabelecimento não possuía autorização ambiental. (Fonte: Núcleo de Comunicação Social -PRF-BA)
Os animais estão sendo encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Vitória da Conquista/BA, onde passaram pela avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegrados à natureza, com devido monitoramento.
A Operação FPI encerrará suas atividades no dia 07 de julho, com a realização de audiência pública no Ministério Público da Bahia de Itaberaba, onde serão apresentados os resultados dos trabalhos das diversas equipes que compõem a Operação Fiscalização Preventiva Integrada.
Matéria: Chapada Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário